longa-metragem ficção, cor, 88′, 2014.
direção SANDRA ALVES
realização VAGALUZES FILMES

Vencedor do Edital Catarinense de Cinema 2009 – Categoria Longa-metragem

elenco MARINA MEDEIROS, MARIA GERTRUDES, RENATO TURNES, CHICO CAPRÁRIO, NARA SAKARÊ, ANGÉLICA FIGUERA, LILIH CURI, REJANE ARRUDA, IVO MÜLLER, MARCO CANONICI, LUCIANO MARTINS E SOUZA, JOSÉ LUIZ SCHOLL DE LIMA, BETO GUILGER, MELISSA FERREIRA, ILZE KÖRTING, VANDERLEI SILVA, FERNANDA ROSA, MATEUS COSTA, VERA LONGO.

Sinopse
O filme RENDAS NO AR trata da necessidade de liberdade inerente ao ser humano, em oposição à uma situação de clausura. A personagem principal, cuja personalidade é marcadamente irreverente e indomável, se depara com a opressão causada pelo confinamento a que é submetida por um homem, que passa a ser seu tutor após a morte súbita de seus pais. Herdeira de vultoso patrimônio, ela é interditada e depauperada de seus direitos, em função de sua condição de jovem mulher rica, órfã e supostamente louca, vivendo no final doséculo XIX na antiga Desterro.
Ana vive a sanidade através de sua poesia. Palavras e ações poéticas são laços que a unem à lucidez e ao seu universo interior são. Encontra no arquétipo feminino a expressão da liberdade na figura de Lilith, uma personagem etérea com quem dialoga sobre vida e morte, sobre a realidade que a cerca, sobre liberdade, ilusão, verdade, paradoxos, expansão, revolta e ousadia. Nesta relação nutre sua pulsão de vida e a alegria de viver que não permite que lhe roubem.

Anúncios